DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS


O Filme Ficha Técnica

  • O FILME

    O documentário relata a história do aposentado José Carlos Carneiro que teve suas pernas amputadas por uma doença causada exclusivamente pelo cigarro, a tromboangeíte obliterante. Ele entrou com uma ação na Justiça contra a fabricante para reparação de perdas, mas foi indeferida. José Carlos ficou conhecido ao ter sua imagem estampada nas advertências sanitárias dos maços de cigarros em 2004, e hoje, aos 68 anos, é um símbolo das campanhas antitabagismo.

    O filme traz a opinião de especialistas em Direito, S aúde e políticas públicas com o intuito de gerar o debate na sociedade sobre como o Poder Judiciário vem usando pesos e medidas diferentes quando se trata do direito do consumidor.

    A produção, filmagem e edição foram realizadas através de doações de pessoas físicas e patrocínio de organizações através do portal de financiamento coletivo Catarse. O valor arrecadado também foi utilizado na compra de uma cadeira de rodas motorizada para o José Carlos.

    O filme está disponível gratuitamente para exibição em universidades, palestras, eventos e divulgação em mídias sociais com o objetivo de engajar pessoas e fomentar a discussão sobre as estratégias da indústria do tabaco e seu lobby, agindo de forma irresponsável para promover e defender seus interesses comerciais em detrimento da saúde pública.

    A iniciativa é da ACT, ONG que atua há mais de sete anos na promoção de políticas públicas de controle do tabagismo, com o objetivo de diminuir o impacto sanitário, social, ambiental e econômico causado pela produção, consumo e exposição à fumaça do tabaco. A ACT coordena a Rede ACT – uma coalizão formada por mais de 900 membros entre organizações e cidadãos comprometidos com o controle do tabagismo.

  • FICHA TÉCNICA

    Duração versão curta: 14 min

    Duração versão completa: 27 min

    Realização: ACT - Aliança de Controle do Tabagismo


    Equipe:

    Roteiro e Direção: Rodrigo Gontijo

    Produção: Clarissa Homsi, Daniela Guedes, Denize Amorim

    Direção de Fotografia: Jeferson Stader, Rodrigo Campos

    Montagem: Rodrigo Gontijo, Jeferson Stader

    Mixagem: Maurício Nascimento

    Sobre o diretor

    Rodrigo Gontijo é professor do curso de Comunicação em Multimeios da PUC- SP e diretor de documentários como “Jaraguá – terra sem mal”, “Heliópolis – um lugar ao sol” e “Vila Guilherme – do pombo-correio ao email” integrantes do projeto História dos Bairros /TV Cultura, “Kuaray – a história de um brasileiro” financiado pelo ProAc – preservação da memória indígena e “O escasso ar de uma ilha” que recebeu dois prêmios no Festival de Gramado.

    Formato de gravação: Full HD

    Formato de projeção: Blue Ray

Compartilhe: